Acima de tudo um cristão

Políticamente correto, quase nunca;
Politicamente incorreto, muitas vezes;
Só não abro mão da sensatez...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que é um fundamentalista?

                                                         

 Segue o significado da palavra fundamentalismo segundo alguns dicionários:


Fundamentalismo "é um movimento que objetiva voltar ao que é considerado princípio fundamental (ou vigente na fundação) da religião. Especificamente, refere-se a qualquer enclave religioso que intencionalmente resista a identificação com o grupo religioso maior do qual diverge quanto aos princípios fundamentais dos quais imputa ao grupo religioso maior ter-se desviado ou corrompido pela adoção de princípios alternativos hostis ou contraditórios à identidade original.


 Esse texto é parte que figura na página do wikipédia. Não têm a melhor explicação mas dá pra deduzir pelo texto que a hostilidade muitas vezes não parte do grupo fundamentalista, mas também de quem é contra esse fundamentalismo.


 Fundamentalismo também significa um retorno ao que alguém ou algum grupo entende por fundamento original.


 No dicionário Priberan da Lingua Portuguesa fala que é “uma atitude de intransigencia ou rigidez na obediencia a determinados principios ou regras”.
                                                         
 Pois bem, partindo do que já escrevi, entende-se o fundamentalista, ser uma pessoa que tem uma fé e a leva a sério. Eu imagino que quem tem fé e não a leva a sério, na verdade não a tem.


 Em segundo lugar, precisamos desmistificar que o fundamentalista é apenas o religioso. Fundamentalista é aquele que é rígido naquilo em que acredita, e se apega a isso com fidelidade.


Agora é necessário separar o joio do trigo, pois o que torna um fundamentalista digamos, ético ou não ético, não é o ser um fundamentalista, mas as idéias que esse fundamentalismo trás consigo.


Dizer que todo fundamentalismo é errado, seria dizer que o fundamento que trás consigo essa premissa, também é errado. O que precisamos é analisar a qualidade deste fundamento.


 Vamos analisar o fundamento que Cristo colocou para que os cristãos seguissem:
 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5.44

"Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."  (Mateus 19 : 19)

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento."  (Mateus 22 : 37)


 "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."  (Mateus 22 :37. 39)


 Outra passagem fenomenal é aquele em que vemos no evangelho de Lucas capítulo 10 a partir do versículo 30, onde Jesus deixou claro que o que verdadeiramente seguiu o caminho do mestre, foi que  não tinha ornamento externo religioso, era apenas um samaritano. Mostrando assim que devemos ter um relacionamento com Deus em “espírito e em verdade”.


E não posso deixar de lembrar, a “Carta Áurea” descrita em João 3.16:   Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
 Bom por enquanto é o suficiente para vermos o quanto a humanidade ganhou e tem ganho, com a contribuição do cristianismo para o mundo.


 Sei que na história, não sabemos o por quê, muitos que se consideravam cristãos, ou talvez quisessem aproveitar da popularidade do cristianismo, falharam em comunicar de forma cristalina esses ensinamentos de Cristo. Mas não podemos nos esquecer, que foi justamente em falhar no cumprimento desse fundamento, dando um mal testemunho.


 Poderíamos citar o orgulho, soberba ou quem sabe o endeusamento do próprio homem, onde ele pode fazer qualquer coisa, e poderá ser absolvido visto ser ele mesmo deus, ou um enviado especial, cujas atitudes não sejam respaldadas por atitudes entre as quais aquelas em que descrevi logo acima.


Que Deus possa nos abençoar, e que possamos ter como meta em nossa vida, seguir o fundamento proposto por Jesus, que propiciará um mundo muito, muito melhor...

Rogério Franco
http://blogrogeriofranco.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário